sexta-feira, 11 de março de 2011

Um novo começo

Olá queridos amigos!

Primeiramente gostaria de dar as boas-vindas a todos os leitores interessados em saber mais sobre as lutas armadas revolucionárias, política, e até um pouco de cultura!

E, tocando no assunto "cultura", queria falar um pouco da nossa, uma cultura grande e muito complexa, que vem desde antes da chegada dos colonizadores portuguêses, uma cultura passada de geração em geração.

Mas muitas vezes, assisto programas regionais, e até infantis, como é o caso do programa "Catalendas", um programa diário que conta as narrativas populares através de um teatro de bonecos simples, e vejo a tentativa deles de repassar e tentar manter viva esta parte de nossa cultura ainda preservada.

Mas cultura também é costume, muitos costumes brasileiros foram totalmente esquecidos e subistituídos por costumes estrangeiros, principalmente oriúndos da Europa e EUA.

Como por exemplo, comer lanches rápidos conhecidos como "Fast-Food", o consumismo em excesso e outros a mais que nós, brasileiros, sempre consideramos oriúndos dos países de primeio mundo.

Porém, felizmente, muitos grupos e ONG's lutam por tentar fazer os costumes e a cultura tipicamente brasileira não se perderem com o tempo, mas isso acaba tornando-se cada vez mais difícil, com o aumento da tecnologia e perda de interesse na própria cultura e até no próprio país.

Muitas vezes ouçu conversas entre jovens alegando que o melhor lugar para se viver é os EUA, sendo que ele é responsável por mais de 70% no mercado de intercâmbio, que move anualmente milhões de reais para os cofres tupiniquins.

Sei que isso é muito difícil para os adeptos do "American way of Life", porém não podemos esquecer de que somos brasileiros; latinos e que jamais poderemos nos esquecer de que o nosso país é maravilhoso e todos os países da América Latina são nossos irmãos, pois juntamente com nós, lutam para manter seus costumes e tradições, muitas vezes tendo que brigar contra costumes vindos de países desenvolvidos, principalmente dos EUA, o que muitas vezes não é fácil.

Muitos que talvez leiam isso, irão pensar que eu estou defendendo que deveríamos APENAS ultilizar costumes brasileiros, mas isso é quase impossível, pois tanto tempo recebendo influência dos países desenvolvidos, os costumes vindos destes já se instalaram em nossa sociedade de um modo que para reverter seria muito difícil, quase impossível.

Porém, alguns costumes vindos do primeiro mundo nem sempre são ruins, como é o caso do gosto musical, influenciada por bandas vindas da Inglaterra e EUA, eu mesmo sou um adepto as músicas vindas da inglaterra, mas nunca podemos nos esquecer de sempre incluir uma banda brasileira na lista de preferências musicais.

Portanto, gostaria de ressaltar a grandeza e beleza do nosso país de acordo com o parágrafo anterior, um país com megadiversidade cultural e natural, um país que muitas vezes é visto com maus olhos por certas pessoas, esse país se chama Brasil.