segunda-feira, 11 de julho de 2011

Educação

Boa Noite revolucionários!

Estava à paisana hoje e resolvi começar a minha série de reportagens sobre direitos básicos de nós, cidadãos, ou seja, postagens sobre saúde, segurança e educação, e começando pela mais importante, a educação.  Direi o quão importante é a educação para a formação de cidadãos, com a educação, as pessoas se tornam mais objetivas e racionais, se tornam questionadoras da verdade e dos fatos, mas eis que eu também digo, o Brasil sofre até hoje com a educação.

Apesar de vermos na TV e outros veículos de informação que a educação no Brasil avançou de forma satisfatória, ainda há muito o que fazer, irei dar uma informação, segundo o que determina a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a educação em nosso país deve ser gerida e organizada separadamente por cada nível de governo. O Governo Federal, os Estados, o Distrito Federal e os municípios devem gerir e organizar seus respectivos sistemas de ensino. Cada um desses sistemas educacionais públicos é responsável por sua própria manutenção, que gere fundos, bem como os mecanismos e fontes de recursos financeiros. A nova constituição reserva 25% do orçamento do Estado e 18% de impostos federais e taxas municipais para a educação.

Segundo dados do PNAD, em 2007, a taxa de literacia brasileira foi de 90% da população, o que representa 14,1 milhões de analfabetos no país, já o analfabetismo funcional atingiu 21,6% da população. O analfabetismo é mais elevado no Nordeste, onde 19,9% da população é analfabeta. Ainda segundo o PNAD, o percentual de pessoas na escola, em 2007, foi de 97% na faixa etária de 6 a 14 anos e de 82,1% entre pessoas de 15 a 17 anos enquanto o tempo médio total de estudo entre os que têm mais de 10 anos foi, em média, de 6,9 anos, eu sei que dados de 2007 parecem não ser mais relevantes, mas se deve levar em conta que o passado influência nofuturo.

A Constituição Brasileira de 1988 estabelece que "educação" é "um direito para todos, um dever do Estado e da família, e está a ser promovida com a colaboração da sociedade, com o objetivo de desenvolver plenamente o desenvolvimento integral da personalidade humana e a sua participação nos trabalhos com vista ao bem-estar comum;

 -preparar os indivíduos e a sociedade para dominar recursos científicos e tecnológicos que permitirão a utilização das possibilidades existentes para o bem-estar comum;

-defesa, difusão e expansão do patrimônio cultural;

-condenando qualquer tratamento desigual resultante de cunho filosófico, político ou de crença religiosa, assim como qualquer classe social ou de preconceitos raciais.


Outros dados interessantes, um estudo da OCDE de 2007 que mede o aprendizado em ciências comparou a qualidade da educação em 57 países e mostrou que o desempenho médio dos estudantes brasileiros de 15 anos é suficiente apenas para deixar o país na 52ª posição. O mesmo estudo mostrou o país na 53ª posição em matemática (entre 57 países) e na 48ª em leitura (entre 56).

Em 2010, o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) realizado em 2009 em 65 países mostrou o Brasil na 53º posição. A avaliação feita com alunos de 15 anos com questões de literatura, matemática e ciências mostrou que quase metade dos estudantes brasileiros não atinge nível básico de leitura.

Mesmo regiões economicamente ricas apresentam problemas, como o Estado de São Paulo, que não conseguiu ultrapassar até mesmo a média nacional em nenhuma das três áreas avaliadas - ciências, leitura e matemática.

Segundo dados do PNAD em 2008, a taxa de analfabetismo no país é de 10% entre a população com mais de 15 anos. O índice cai para 4% entre os menores de 15 anos.

Outro grande problema na educação brasileira, atualmente - nas escolas públicas em geral, principalmente no ensino fundamental e médio - é a violência e o bullying, que é criticada principalmente pelos responsáveis dos alunos que estão preocupados com a segurança. O Bullying é geralmente praticado por "futuros psicopatas" pois o que eu sempre digo e é verdade, uma pessoa que pratica bullying tinha que ser tratada como doente, pois para mim o Bullying é doença.

Mas, infelizmente, os senhores políticos deste país parecem que não entendem a palavra "dever", enquanto eles enchem os bolsos de dinheiro, crianças sofrem com esolas mal preparadas, professores incapacitados, falta de materiais e doentes mentais, o que faz com que muitos jovens abandonem a escola e procurem refúgio nos braços do crime organizado.

Obs: Dedicado às minha companheiras de escola, Bruna e Mayumi, não disse que escreveria nas férias :D?

Autor: Piantino