segunda-feira, 18 de julho de 2011

Segurança - Um caso Sério no Brasil

Boa Tarde Leitores!

Resolvi continuar a minha série de textos sobre os direitos básicos, há mais ou menos uma semana escrevi sobre educação, mas desta vez é um caso muito, mas muito sério, a segurança. Todos os dias vemos nos noticiários vários casos que complicam a vida de nós, cidadãos, casos de estrupos, roubos, explosões de caixas eletrônicos, acidentes de carro, estelionatos, homicídios, abandono de menor e até assaltos (obs: roubo e assalto são diferentes, porém, a palavra "assalto" não existe na constituição brasileira, é mais conhecido como "furto")

Esta semana estamos vendo o caso do "Acidente com o Porsche", como sempre, a mídia escandalizando para fazer uma imagem que dê IBOPE. Como todo mundo sabe, esse acidente ocorreu há alguns dias, não sei bem como, mas foi em São Paulo, um jovem estava dirigindo um Porsche em alta velocidade e bateu em um carro guiado por uma advogada, e ainda a polícia constatou que o motorista do Porsche estava embriagado, olha, eu não entendo o por quê desses ricos metidos a superiores insistirem em dirigir embriagado, porém, não existe um lado "coitadinho" nessa história, de acordo com testemunhas, a menina do carro atingido ultrapassou o sinal vermelho, provocando o acidente, antes de vocês pensarem em alguma coisa, não estou defendendo ninguém, estu apenas dizendo o que eu ouvi, e por causa disso, a menina morta também estava errada, quem mando atravessa o sinal vermelho? pensa que só por que é madrugada, as ruas se tornam livres para fazer qualquer coisa? agora resta esperar o julgamento, mas como neste país rico não vai preso, aposto que em 1 ou 2 meses esse tal de Marcelo estará na rua.

Outro crime que vem provocando muito medo e muita raiva é o crime de explodir caixas eletrônicos, vagabundos que não trabalham e querem dinheiro fácil simplesmente explodem caixas eletrônicos em qualquer estabelecimento, destruindo toda a propriedade, e ainda fogem com o dinheiro, os bancos tentaram resolver isso criando um dispositivo que mancha a nota com uma tinta rosa, porém, menos de 1 mês depois, bandiso conseguiram lavar as notas, eu não me conformo com a fragilidade dos caixas, porém, depois da notícia da "lavanderia do crime", a Agência Nacional dos Bancos anunciaram um outro dispositivo, que simplesmente queima as notas com um jato de fogo quando o caixa sofre algum tipode impacto, essa idéia é excelente, porém, ainda não saiu do Papel.

Um outro ponto interessante de se comentar aqui, os bandidos estão se dando bem, sabe por que? porque o nosso código penal é dinossáurico, ele foi criado de acordo com o decreto de lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940, pelo presidente Vargas, e de acordo com muitos especialistas, não se adapta aos tipos de criminosos de hoje, isso por que a sociedade brasileira da década de 40 era totalmente diferente de hoje, ai vocês se perguntam, "porque o Brasil não moderniza o código penal?" e eu respondo na lata, isso custaria caro para os senhores políticos de brasília,e você acha que eles irão perder dinheiro por causa de uma coisa assim? só sonhando.

Agora um dado interessante, a taxa de homicídios está caindo recentemente, mas ainda é superior a 20,0 homicídios por 100.000 habitantes, o que inclui o Brasil na lista dos vinte países mais violentos do mundo. Agora vocÊs sabem quais os estados mais violentos? são Alagoas, Espírito Santo e Pernambuco, já as cidades mais violentas são Juruena (MT), Nova Tebas (PR), Tailândia (PA), Guaíra (PR), Coronel Sapucaia (MS), Viana (ES), Tunas do Paraná (PR), Maceió (AL), Arapiraca (AL), Linhares (ES), Serra (ES), Foz do Iguaçu (PR), Nova Ubiratã (MT), Marabá (PA) e Itaguaí (RJ). Um dado antigo, porém importantíssimo para entedermos nossa situação, De acordo com o estudo dos Diretos Humanos, 48.374 pessoas morreram vítimas de agressão em 2004, uma média de 27 por grupo de 100 mil habitantes. Na faixa etária de 15 a 24 anos, foram 18.599 mortes, média de 51,6 por 100 mil. Entre 2002 e 2005, 3.970 pessoas foram mortas por policiais no Rio de Janeiro e, em de São Paulo, 3.009. O estudo apontou também um aumento dos conflitos rurais que passaram de 925 em 2002 para 1.881 em 2005. O número de mortes nessas disputas quase duplicou no período, subindo para 102 vítimas.A conclusão é de que houve retrocesso nessa área de 2002 a 2005, parece antigo, mas serve para estudarmos os casos de hoje, de 2011.

Um outro caso é o da falta de segurança no campus da USP, minha futura universidade cheio de batedores de carteiras, assaltantes e sequestradores, desde o caso do assasinato do estudante da USP, há mais ou menos uns 2 meses, os dirigentes da USP resolveram dar um fim nisso, como? colocando um boneco na guarita da guarda universitário, isso mesmo, um BONECO para tentar enganar os bandidos, isso é um tapa na cara de nós, estudantes, eles acham que nós e os bandidos somos idiotas ao ponto de se sentirmos seguros e intimidados com a presença de um boneco, é uma falta de vergonha na cara sem fim.

Essa postagem tem ligação direta com a postagem da educação, pois um indivíduo sem escola é um indivíduo mais perto da criminalidade, principalmente em comunidades pobres de vários estados brasileiros, mas isso não quer dizer que TODO mundo sem escola é bandido, quer dizer que a maioria dos JOVENS de comunidades tem mais chance de ir para o crime do que ir para a escola (leia a postagem sobre Educação se quiser saber mais).

O governo tinha que olhar para estes jovens com outros olhos, afinal, os jovens são o futuro de nosso país, o certo seria aperfeiçoar as nossas escolas e criar programas assistencias melhores para jovens infratores, até porque Fundação Casa não dá conta do enorme número desses jovens, que cometem crimes antes mesmo da maioridade, e o que recebem como castigo é apenas uma passagem temporária pela Fundação Casa, ganhando as ruas depois de atingirem a maioridade. A minha opinião é a seguinte, jovem que comete crime e tem idade para entender o que é tirar a vida de uma pessoa tinha que ser julgado como adulto e ir preso como adulto, vocês sabem que eu não gosto dos EUA certo? porém eles tem uma coisa que eu respeito muito, lá, todos são iguais perante a lei, seja rico ou pobre, branco ou negro, adulto ou jovem, isso tinha que ser aplicado aqui.

Mas, como todo mundo sabe, o crime mais sem vergonha que existe nesse país é a sem-vergonhisse de nossos parlamentares, nos prometendo tudo e todos em troca de nossos votos em época de eleição, e na hora de mostrar serviço, simplesmente dão um tapa na cara da sociedade e roubam milhões dos cofres públicos, usando laranjas ou empresas de fachada, mas como eu disse antes, já que rico não vai preso no Brasil, político preso é mais raro do que nota de 1 real. Até Quando?

Autor: Piantino