domingo, 5 de junho de 2011

O mundo é de todos!



Olá leitores, hoje trago para vocês um artigo sobre os "grandes feitos" da sociedade, estes feitos que ao invés de serem dedicados aos que realmente trabalharam para ele ser concluído, foi dedicado a uma ou duas pessoas, estas que simplesmente olharam e mandaram acreditando que a superioridade era existente.
Aqui segue um texto de Eugen Berthold Friedrich Brecht, mais conhecido como Berthold Brecht, um poeta alemão que viveu no século XX, autor de textos de grande repercussão como "O analfabeto político", e de obras de teatro grandiosas como "Tambores na Noite" (Trommeln in der Nacht) (1918-1920).
Logo após o texto segue a análise.









Berthold Brecht









Perguntas De Um Operário Que Lê.

Quem construiu Tebas, a das sete portas?
Nos livros vem o nome dos reis,
Mas foram os reis que transportaram as pedras?
Babilònia, tantas vezes destruida,
Quem outras tantas a reconstruiu? Em que casas
Da Lima Dourada moravam seus obreiros?
No dia em que ficou pronta a Muralha da China para onde
Foram os seus pedreiros? A grande Roma
Está cheia de arcos de triunfo. Quem os ergueu? Sobre quem
Triunfaram os Césares? A tão cantada Bizâncio
Sò tinha palácios
Para os seus habitantes? Até a legendária Atlântida
Na noite em que o mar a engoliu
Viu afogados gritar por seus escravos.
O jovem Alexandre conquistou as Indias
Sòzinho?
César venceu os gauleses.
Nem sequer tinha um cozinheiro ao seu serviço?
Quando a sua armada se afundou Filipe de Espanha
Chorou. E ninguém mais?
Frederico II ganhou a guerra dos sete anos
Quem mais a ganhou?
Em cada página uma vitòria.
Quem cozinhava os festins?
Em cada década um grande homem.
Quem pagava as despesas?
Tantas histórias
Quantas perguntas

                                     (Berthold Brecht)



No texto Brecht destaca a glorificação de alguns nomes na historia mundial. Como o próprio texto diz ninguém faz nada sozinho e é errado saudar a um e outro por trabalhos realizados pela sociedade, que muitas vezes estes lideres não conseguiriam faze-los! Analisando exércitos do mundo inteiro podemos concluir que muitas vezes o militar de alta patente é o mais covarde entre todos e que não seria capaz de fazer o que um soldado faz, desde cavar trincheiras até enfrentar o inimigo cara a cara.
Afinal o que é o poder, que tantos desejam? Muitas pessoas, hoje em dia, acreditam que ter o poder e liderar é garantir vantagens por ser superior aos outros, pensamento nada original, na antiguidade, nomes como Alexandre o Grande servem como exemplo: Alexandre "possuia" um enorme território, servos, escravos, exércitos inteiros a sua disposição e se dizia o grande líder superior a tudo e a qualquer coisa. Alexandre morreu e nem o mais grandioso exercito pôde salvá-lo, nenhum escravo pode servi-lo nesta hora, a maior pedra de ouro não o livrou da morte, as toneladas de alimento produzido pelo seu "grande reino" não foram suficientes para ressuscitá-lo e sua morte foi igual a de um escravo, ele simplesmente fechou os olhos e pronto, se igualou aquele que Alexandre chamava de inferior!
Uma simples frase é de difícil entendimento para a sociedade atual: TODOS SOMOS IGUAIS! Podemos ter caracteristicas físicas diferentes como: cor de pele, altura, etc. Mas estas características não permitem a um e outro se auto classificar superior. Somos iguais, todos nós, brancos, negros, amarelos, pardos, mulatos, homossexuais  heterossexuais, homens, mulheres, eu e você! Por isso temos que viver juntos, fazendo os mesmos trabalhos, vivendo em harmonia e paz.
Porque o maior poder que uma sociedade pode ter é o poder da paz e somente com generosidade e solidariedade chegaremos a ela!

                                                                     (Raul Tavares)









Somos iguais!
Somos iguais!



Apesar disto, somos iguais!