O Martelo e a Foice, que representam a união dos operários com os ruralistas |
Alguns dias atrás lá estava eu na aula de história, quando a professora tocou no assunto de comunismo, aquela pergunta me fez refletir sobre o que as pessoas sabem sobre isto e qual a visão delas sobre o comunismo, então resolvi escrever sobre o comunismo, somente para explicar melhor do que se trata o comunismo.
Bem, irei começar pela clássica pergunta, "o que é o comunismo?" o comunismo nada mais é do que uma estrutura socioeconômica que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária apátrida e sem classes sociais, baseada no controle dos meios de produção. Karl Marx sempre afirmou que o comunismo é a fase final da sociedade humana, e só seria atingida com uma revolução proletária, tanto que o "comunismo puro", aquele visto sob os olhos do próprio Marx, refere-se à uma sociedade sem classes sociais e sem estado, sendo que o governo seria cada pessoa, que teria o direito de escolher o futuro da estrutura política e social.
Porém, o comunismo cria raízes, e a mais importante delas é o Marxismo, um conjunto de idéias políticas, economicas e sociais que compreende o homem como um ser social e histórico, que possui a capacidade de trabalhar e desenvolver a produtividade do trabalho, o que diferencia os homens dos outros animais e possibilita o progresso de sua emancipação da escassez da natureza, o que proporciona o desenvolvimento das potencialidades humanas, mas qualquer dia eu falo mais sobre o Marxismo.
Portanto, podemos definir o comunismo como uma doutrina que defende a abolição da propriedade privada dos meios de produção, a distribuição igualitária dos bens produzidos pela sociedade. Defende, ainda, que a organização da riqueza social seja feita pela própria comunidade de produtores.
Mas aí chegamos em um ponto importante, muita gente confunde socialismo com comunismo, vale lembrar que os dois diferenciam no "modus operanti", pois o socialismo foi proposto por Marx como um caminho para atingir o comunismo, e visa o fim da socialização dos meios de produção e da propriedade privada, porém, o socialismo rege que o indivíduo faz parte do estado, e que deve seguir regras rígidas e trabalhar de modo igual a todos.
Todavia, vale lembrar que socialismo e comunismo sempre tiveram um ponto em comum, acabar com o capitalismo e garantir uma sociedade mais igualitária, pois para os comunistas, o capitalismo acaba com as regras básicas de sobreviência do homem, onde a sociedade apoia os ricos e exclui os pobres, vale lembrar que nenhum país nunca atingiu o nivel do comunismo, pois ninguem conseguiu manter uma sociedade sem um estado.
Autor: Piantino
Obs: isso é apenas um resumo feito para vestibulandos que precisam estudar estas diferenças.