quinta-feira, 31 de março de 2011

O Golpe Militar no Brasil

Manifestantes protestando contra a Ditadura
Boa Noite pessoal

Me lembrei de algo muito sério aque aconteceu neste exato dia à 47 anos atrás, eu me refiro ao golpe militar, que ocorreu no dia 31 de março de 1964, um dia que o Brasil jamais irá esquecer.

Na verdade, esta postagem não é para comemorar, na verdade, irei contar mais ou menos o que levou o Brasil a entrar num dos períodos mais obscuros de sua história. Muitos historiadores dizem que o fator decisivo que levou ao golpe militar era a "corrupção" que existia no governo de João Goulart, que no ano da renúncia do presidente Jânio Quadros(1961), deveria tomar a posse como manda o regime presidencialista, porém, Jango estava em uma viagem à China, por este fato, os militantes acusaram Jango de ser comunista e impediram-no de tomar o poder.

Depois de muita negociação, lideradas principalmente pelo cunhado de Jango, Leonel de Moura Brizola, na época governador do Rio Grande do Sul, os apoiadores de Jango e a oposição acabaram fazendo um acordo político pelo qual se criaria o regime parlamentarista, passando então João Goulart a ser chefe-de-Estado.

Mas, o plano não deu certo, o plebiscito preferiu a volta do regime presidencialista, porém, a economia brasileira se encontrava estável em plena Guerra Fria, e com medo de os comunistas tomarem o poder, é firmado um acordo com os EUA que levariam o Brasil a um Regime Militar, prometendo uma nova vida e mais segurança para os Brasileiros.

Porém, durante a Ditadura militar houve um grande crescimento econômico, devido ao forte investimento Norte-Americano, mas, tal desenvolvimento econômico foi acompanhado de uma violenta repressão política e aumento da dívida externa, especialmente durante as décadas de 1960 e 1970 sob a égide da Lei de Segurança Nacional como justificativa de manter a sociedade politicamente estável no sentido de evitar a influência de idéias comunistas em um mundo dividido entre dois regimes, mas que também atuava contra qualquer um que discordasse publicamente da atuação do regime ou que pudesse provocar tal discordância.

O Regime Militar infelizmente causou muitas vítimas, casos de tortura por parte do DOPS contra guerrilheiros e civis era grande, o caos e o medo se espalhava pelo país, não há dúvida de que a ditadura deixou sua marca em todos os aspectos, seja na TV, nos cinemas, porém, é difícil para muitos ter que lembrar esta história.

Autor: Piantino

quarta-feira, 30 de março de 2011

Os EUA e o Mundo

Um dos maiores símbolos do Neoimperialismo
Boa Noite leitores

Estava lendo um artigo muito interessante à respeito do controle que os EUA impuseram na América Latina duranteos séculos XIX e XX, principalmente depois da "política do Big Stick", promulgada pelo então presidente dos EUA Theodore Roosevelt, que queria dizer em falar manso porém com um grande porrete nas mãos, ou seja, reclamo, ameaçe com a força bruta.

Para muitos, os EUA são um exemplo de nação bem comportada, patriota e que ajuda os outros por pura bondade, mas os grupos latinos revolucionários sempre contestaram o controle estadunidense na América Latina, alegando que o próprio EUA financiavam ditaduras militares na américa, para evitar que os "comunistas comedores de criancinhas" tivessem apoiadores em território americano.

Porém, parte da tecnologia que usamos hoje em dia provém dos EUA, uma delas é a internet, que começou como um projeto de guerra e acabou se tornando pública, várias outras ferramentas são oriundas dos yankees, fato que sempre conseguem chamar a atenção dos consumidores apaixonados por novidades, daí que vem a famosa frase, pronunciada por muitos hoje no brasil "tá caro aqui, vo i compra nos EUA, é mais barato!"

Todavia, realmente é mais barato, por que o Brasil importa parte destes produtos, e muitos impostos vem junto no preço, isso acaba virando um produto de luxo, onde somente os mais ricos conseguem adquirir.

Uma das minhas primeiras postagens no blog foi sobre os costumes, e irei repetir uma coisa, no Brasil, infelizmente, a cultura típica brasileira está perdendo espaço para a cultura norte-americana, seja nos hábitos, culturas, tribos urbanas e por aí vai.

Os EUA sempre foram acusados de serme manipuladores e por ser uma nação extremamente capitalista que sempre visou a ganância de poder, principalmente na causa do petróleo, motivo para os yankees invadirem o Iraque, e eles ainda alegam que o Iraque possuem bombas atômicas.

Eu teria uma coisa para dizer ao Obama, diria "é Obama, prometer coisas absurdas é fácil, mas cumprir a promessa do fim da guerra do Iraque é difícil", Yankee é Yankee

Obs: estas críticas são em relação à política EXTERNA dos EUA, não tem absolutamente nada a ver com as pessoas que residem lá ou irão morar lá

terça-feira, 29 de março de 2011

Um pequeno texto para pensar.



Enquanto isso chove...

Enquanto isso chove em um lugar que já foi "A Terra amada".Cai uma chuva de apegos de algo,este algo inútil para que possamos ter uma vida benéfica, esta que é opositora a vida de hoje e que por sua vez está repleta de hienas que tapam nossos olhos para poderem rir de nossas atitudes enquanto saboreiam nossa deliciosa carne, antes fossem somente as hienas! As hienas influenciam tanto que fazem os "olhos tapados" se tornarem egoístas como um urubu e seu suculento alimento.Sou contra exploradores daqueles que não possuem a mente aberta para pensamentos racionais,sou contra àqueles! 


                                                    Raul Tavares