quinta-feira, 31 de março de 2011

O Golpe Militar no Brasil

Manifestantes protestando contra a Ditadura
Boa Noite pessoal

Me lembrei de algo muito sério aque aconteceu neste exato dia à 47 anos atrás, eu me refiro ao golpe militar, que ocorreu no dia 31 de março de 1964, um dia que o Brasil jamais irá esquecer.

Na verdade, esta postagem não é para comemorar, na verdade, irei contar mais ou menos o que levou o Brasil a entrar num dos períodos mais obscuros de sua história. Muitos historiadores dizem que o fator decisivo que levou ao golpe militar era a "corrupção" que existia no governo de João Goulart, que no ano da renúncia do presidente Jânio Quadros(1961), deveria tomar a posse como manda o regime presidencialista, porém, Jango estava em uma viagem à China, por este fato, os militantes acusaram Jango de ser comunista e impediram-no de tomar o poder.

Depois de muita negociação, lideradas principalmente pelo cunhado de Jango, Leonel de Moura Brizola, na época governador do Rio Grande do Sul, os apoiadores de Jango e a oposição acabaram fazendo um acordo político pelo qual se criaria o regime parlamentarista, passando então João Goulart a ser chefe-de-Estado.

Mas, o plano não deu certo, o plebiscito preferiu a volta do regime presidencialista, porém, a economia brasileira se encontrava estável em plena Guerra Fria, e com medo de os comunistas tomarem o poder, é firmado um acordo com os EUA que levariam o Brasil a um Regime Militar, prometendo uma nova vida e mais segurança para os Brasileiros.

Porém, durante a Ditadura militar houve um grande crescimento econômico, devido ao forte investimento Norte-Americano, mas, tal desenvolvimento econômico foi acompanhado de uma violenta repressão política e aumento da dívida externa, especialmente durante as décadas de 1960 e 1970 sob a égide da Lei de Segurança Nacional como justificativa de manter a sociedade politicamente estável no sentido de evitar a influência de idéias comunistas em um mundo dividido entre dois regimes, mas que também atuava contra qualquer um que discordasse publicamente da atuação do regime ou que pudesse provocar tal discordância.

O Regime Militar infelizmente causou muitas vítimas, casos de tortura por parte do DOPS contra guerrilheiros e civis era grande, o caos e o medo se espalhava pelo país, não há dúvida de que a ditadura deixou sua marca em todos os aspectos, seja na TV, nos cinemas, porém, é difícil para muitos ter que lembrar esta história.

Autor: Piantino

Nenhum comentário:

Postar um comentário