sexta-feira, 18 de março de 2011

Movimento Revolucionário Túpac Amaru - MRTA

Bandeira do MRTA
Boa Noite leitores!

Essa semana tive pouco tempo para dar uma passada por aqui, mas hoje trarei uma história das boa, a história de um movimento que, como muitos outros presentes na América do Sul, querem lutar por uma sociedade mais justa, se baseando nos moldes do Marxismo-Leninismo.

Membro do MRTA, usando a bandeira como bandana
O MRTA( sigla para Movimento Revolucionário Túpac Amaru) é um grupo guerrilheiro de esquerda criado no Peru e que baseou em outros grupos revolucionários da América Latina. O MRTA se define como uma organização político-militar formada pela classe operária, que deseja organizar e redigir uma guerra revolucionária do povo, lutando contra o governo legal e estabelecer um governo popular.

Seu nascimento começa no dia 23 de Novembro de 1976, quando um General chamado Leonidas Rodríguez Figueroa funda o Partido Socialista Revolucionário (ou PSR) enquanto estava exilado, para agrupar ex-colaboradores do governo do general Juan Velasco Alvarado, porém, um problema ocorre, e o PSR acaba se ramificando, criando assim o PSR-ML, ou Partido Socialista Revolucionário Marxista-Leninista, formada por três constituintes, que mais tarde acabariam por formar a MRTA.

Soldados do MRTA, equipados com AK's-47 e M-60
Então, o MIR-VR (que em castelhano significa Movimiento de Izquierda Revolucionario - Voz Rebelde), o MIR-Norte (chamado assim por ter sua base principal em Trujillo) e o MIR-EM (que em castelhano fica Movimiento de Izquierda Revolucionario - El Militante) surgem em 1973, logo após o rompimento do MIR-Histórico. Em 1977, constituem, juntamente com outros agrupamentos de esquerda, a UDP (Unidade Democrática Popular). Em setembro de 1980, participam da constitução da Izquierda Unida (IU), produzindo-se lutas internas em 1982, recompondo-se entre os anos de 1983 e 1984.

Em 1978, o MIR-EM, participa do processo eleitoral para a Assembléia Constituinte, retirando-se para formar com o PSR-ML, o PCP -Maioria, a denominada "Frente Revolucionária de Ação Socialista" (FRAS). Em 1 de março de 1982, essa Unidade adota o nome de "Movimento Revolucionário Túpac Amaru", neste ponto que o Movimento Revolucionário Túpac Amaru dá seus primeiros passos, adotando a sigla "MRTA". A organização se manteve na clandestinidade, iniciando suas primeiras ações em 1984, consistindo em expropriações de bancos e ataques a militares. Em 9 de dezembro de 1986, se constitui uma nova unidade, no evento denominado "I Comitê Central Unitário", entre o MRTA e o MIR-VR, concordando em manter o nome do MRTA, com o qual continuaram as ações revolucionárias.

Seu principal meio de comunicação, onde divulgava suas idéias para a população, fora já chamado de "Venceremos", porém em 1987 muda de nome, passando a ser chamado de "Voz Rebelde", uma rádio também era usada, a chamada "4 de Noviembro", Ademais, contava com o semanário "Cambio" como meio de difusão aberto e como órgãos de fachada tinham as organizações "Pueblo en Marcha", "UDP", "Bloque Popular Revolucionario" e "Patria Libre", todos eram mantidos na clandestinidade.

Porém, o estopim que causou a fama do grupo foi a ocupação da embaixada japonesa em Lima (Dezembro de 1996 - Abril de 1997), em que retiveram centenas de importantes políticos. Os 14 membros do comando foram mortos pela polícia peruana do presidente Alberto Fujimori; todos os políticos retidos foram libertados.

E eu sempre digo isso em todas as postagens com o tema de Grupos Revolucionários, o MRTA, assim como vários outros grupos deste mesmo ideal, são consideradas organizações terroristas por países extremamente capitalistas, como os EUA, pois eles veem nestes grupos a chance de perderem países aliados economicamente na América Latina.

Na atualidade o nível de direção do MRTA, devido à captura de seus principais líderes, não conta com uma estrutura de apoio ou estrutura organizativa (aparato logístico, comunicações, imprensa, etc.) e sua força especial (aparato armado) tem sido desarticulada. Não existindo indicativos da presença do MRTA no âmbito peruano, a provável reorganização está sendo estruturada no estrangeiro (Alemanha), através de seu porta-voz internacional, Isaac Cecilio Velasco Fuerte, que emite através da Internet eventuais pronunciamentos.

Autor: Piantino

Nenhum comentário:

Postar um comentário